Para começar, a primeira coisa a fazer é olhar para as linhas issenciais do que é pretendido,
assim como, ter a certeza absoluta que compreende o que lhe é pedido. Se não compreender
totalmente o que tem de fazer no relatório, tire todas as dúvidas que tenha.
Por um lado demonstrará empenhamento e também o ajudará a ter uma ideia clara de como
fazer um relatório excelente.
O passo seguinte é ler o material sobre o qual vai fazer o relatório. Seja um livro, um capítulo,
um site, outro relatório, não interessa. É necessário ler uma ou duas vezes e ir tirando notas
à medida que avança da pesquisa. Quanto mais notas tirar, melhor. Mais tarde pode sempre
apagar as que estiverem a mais.

Por exemplo, se for um livro anote os personagens principais, a história e os pormenores
importantes, como factos históricos relevantes. Vá fazendo o relatório dividido por parágrafos
para que fique com um aspecto mais limpo.
Faça uma limpeza geral e imprima o relatório final. Se tiver mais do que 4 ou 5 páginas, faça o
encadernamento do relatório para ficar mais bonito e profissional.
Se for um relatório pequeno, basta agrafar no topo esquerdo para que não se percam páginas.
É obrigatório fazer um título simples para a primeira página. Tem de ter o título do relatório e a sua
identificação (nome, turma, departamento).
Se for um relatório com muitas fontes de informação, faça uma bibliografia, para demonstrar as
fontes de onde retirou a informação.

Outro aspecto importante num relatório é utilizar as fontes normais, para manter o relatório limpo
de bonecos, caracteres estranhos e cores esquisitas. Deixe bastante espaço em branco para dar
um ar mais limpo ao relatório.
Relativamente à informação que vai estar no relatório, não existe forma de explicar como fazer.
Tem de meter mãos à obra e dedicar-se a fazer um excelente trabalho para fazer um relatório escrito.